quinta-feira, 12 de maio de 2011

Aula de Campo no Lajedo de Soledade...

Com o Plano de Aula "QUE HISTÓRIA É ESSA?", realizamos uma aula de campo com os alunos dos 6ºs. anos A - B - C - D da Escola Municipal Edilton Fernandes. Veja o plano e depois o vídeo da aula de campo no Lajedo de Soledade - Apodi/RN:
TEMA: "Que história é essa?"
PÚBLICO-ALVO: 6º ano do Ensino Fundamental.
DURAÇÃO: 20 aulas.
COMPONENTE CURRICULAR: História.
ÁREAS DO CONHECIMENTO: História, Cultura, Língua Portuguesa, Artes, Geografia e Matemática.
OBJETIVOS:
- Compreender os diferentes significados da palavra "história";
- Conhecer os diferentes tipos de calendários e para que servem nas demais civilizações existentes no tempo e na história/
- Entender a importância dos documentos históricos, bem como identificá-los no cotidiano;
- Identificar as divisões existentes na história, conhecendo como essas divisões foram feitas.
CONTEÚDOS:
- Significados da palavra "história";
- Calendários;
- Números na ordem crescente e decrescente;
- Números romanos;
- Linha de Tempo;
- Documentos históricos;
- Pinturas rupestres.
METODOLOGIA (estratégias e recursos da aula):
1º MOMENTO:
- Explorar a estrutura de organização do livro didático de História Projeto Radix - Cládio Vicentino para facilitar sua utilização no decorrer do ano;
- Iniciar o estudo sobre a história fazendo uma leitura e análise de imagens, seguido de uma discussão sobre as mesma (págs. do livro didático 10 e 11);
- Responder as três questões presentes no item PARA COMEÇAR (p. 11);
- Socialização das questões oralmente.
2º MOMENTO:
- Fazer a dinâmica "Versos e versões da História" para introduzir os diferentes significados da palavra "história" (escolher uma pessoa que gosta de contar histórias, uma que gosta de ouvir e outra que para recontar a história. A pessoa que gosta de ouvir sai da sala de aula, quando a contadora de história concluir o que estava contando, pede-se que a pessoa que reconta para recontar a história para a pessoa que não ouviu, depois essa pessoa reconta a história recontada para todos.);
- Refletir sobre a dinâmica;
- Leitura explicativa destacando pontos nos itens CONTAR HISTÓRIA - VIVER HISTÓRIA - ESTUDAR HISTÓRIA, fazendo um comparativo com nosso cotidiano (p. 12 a 14);
- Realizar uma atividade de produção: “Pensando nos conceitos de “Contar histórias” – “Viver a história” e “Estudar História”, escreva um texto contando sua história, relatando onde você mora, com quem vive, o que faz e como é a sua vida. 
3º MOMENTO:
- Iniciar o estudo sobre o Tempo e História fazendo um breve questionamento sobre o que seja “tempo” e sua relação com a história;
- Leitura explicativa destacando pontos dos itens Os calendários, Divisões da História e Os marcos históricos (p. 15 a 18);
- Explicar a ordem crescente e decrescente dos anos (números) utilizados no calendário cristão, bem como os algarismos romanos;
- Realizar a Atividade escrita da p. 20;
- Corrigir a atividade na lousa;
- Apresentar os diversos calendários existentes na história das mais diversas civilizações em slide no data-show.
4º MOMENTO:
- Apresentar num cartaz a Linha de Tempo (professor), explicando a importância da mesma para a história e como se constrói uma;
- Entregar o material necessário para que cada aluno possa construir a sua Linha de Tempo;
- Expor nos corredores da escola as Linhas de Tempo construídas pelos alunos.
5º MOMENTO:
- Pedir aos alunos que tragam objetos antigos e atuais para montar o “Cantinho de História”;
- Montar na sala de aula o “Cantinho de História” com os objetos antigos e atuais trazidos pelos alunos, acrescentando alguns documentos históricos, após o Cantinho montado fazer uma explanação acerca dos documentos e objetos expostos, enfocando sua importância no estudo da História;
- Realizar a atividade sobre documentos históricos na p. 21;
- Correção da atividade.
6º MOMENTO:
- Assistir ao filme: 10.000 a.C.;
- Discussão sobre o filme assistido;
- Atividade sobre o filme:
·        Dividir a turma em grupo de 4 componentes, para que cada grupo construa um “Painel Ilustrativo” com as cenas passadas no filme que retratam a “história estudada” e a pré-história;
- Exposição dos painéis na sala de aula.
7º MOMENTO:
- Realizar uma Aula de Campo  no Lajedo de Soledade –Apodi/RN para estudar e compreender a importância das fontes históricas no estudo da nossa origem (a aula será realizada com alunos dos 6ºs. anos A – B – C e D, com a representação de 10 alunos de cada turma);
- Atividade para os alunos que forem para a aula de campo:
·        Dar uma aula para os alunos que não foram para a viagem ao Lajedo de Soledade, apresentando o que viram e aprenderam, através de anotações e registro fotográfico.
FORMAS DE AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita no decorrer do desenvolvimento do plano, mediante a participação e o desempenho nas atividades propostas, utilizando o visto no caderno como forma de registro e acompanhamento, bem como a correção das atividades para diagnóstico de possíveis dificuldades;
- O trabalho de produção (texto), a Linha do tempo, o Painel Ilustrativo e a atividade da aula de campo servirão como avaliação somativa na nota do 1º bimestre.
REFERÊNCIAS:
- VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história, 6º ano/Cláudio Vicentino. – São Paulo: Scipione, 2009. – (Coleção Projeto Radix). 1ª edição;
- Filme: 10.000 a.C. - Roland Emmerich. Estados Unidos/Nova Zelândia, 2008.
- Sites: http://www.formactiva.org/olindagil/weblog/3238.html; http://www.google.com.br; http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm
  




Nenhum comentário: